Então eu faço o seguinte: Escrevo na faculdade e posto aqui alguns. Vou ver se eu posso postar os que eu produzo no estágio também. Sabe como é, texto que vai pra programa nem sempre dá pra ficar soltando por aí.
Vou começar com um texto que eu ganhei nota máxima em Teorias da Comunicação sobre como formar homens massa. Espero que gostem.
Como é possível formar homens massa?
Nós recebemos informações o tempo todo de todos os lugares. Com estas formamos nosso caráter e costumes e constrói ao longo do tempo uma cultura. Uma pessoa com bastante conhecimento recebe as mesmas informações de uma com pouco de forma diferente. Isso ocorre pois o indivíduo com conhecimento tem a capacidade de filtrar as informações e captá-las com um mínimo senso de certo e errado, o que não ocorre com alguém que pouco sabe sobre o assunto, que apenas capta todas as informações como verdades.
Este segundo, sem noções, é o “alvo” perfeito para uma cultura de massa. Para criar um homem massa basta afastá-lo de todos os vínculos passados como religião e família e transportá-lo para uma nova realidade na qual ele deve começar uma vida nova causando o isolamento e a alienação do homem massa.
Separado de sua origem é preciso apresentar novas realidades. Blumer diz que “os indivíduos, enquanto componentes da massa, são expostos a mensagens, conteúdos, eventos que vão além da sua experiência, referindo-se a universos de significado e valor que não coincidem necessariamente com as regras do grupo de que fazem parte.” ou seja, neste mundo novo apresentado a ele, são bombardeadas novas informações que possuem significados e valores que geralmente divergem dos valores de seu grupo fazendo com que sintam-se inferiores aos seus ditadores.
Henrique Henning
--
Pra falar a verdade nem gostei do texto, mas a professora parece que gostou. Deveria ter feito abordando alguns exemplos mais atuais, mas deixei pra fazer de última hora em uma noite depois do estágio e nem consegui parar pra contextualizar nos dias atuais. O texto ficou meio chato, muito teórico.
[Update]No mesmo dia uma professora falou da importância de um blog para publicar textos da faculdade... MEDO
0 comentários:
Postar um comentário