Começo ouvindo Rage Against the Machine...
Hoje comemora-se o dia do Rock n' roll, dia de sair com sua roupinha preta, calça rasgada, cabelo desgrenhado ou, pros mais moderninhos do rock, por sua franjinha de lado, pintar os olhos o mais escuro possível e deixar tudo escorrido pelas lágrimas da alegre tristeza de estar com seus amigos passeando. A escolha é sua.
Um pouco de história. By !oba oba
No início, a juventude - cansada dos rituais impostos pela sociedade -, passou a usar roupa de couro e levantou-se das cadeiras para dançar ao som que um homem branco americano, que cantava, e se mexia sensualmente nos palcos, embalado por um ritmo herdado dos negros - o rhythm’n blues.
O filho do estado de Mississipi, Elvis Presley consolidou o rock’n’roll como um fenômeno de massa e atraiu milhares de pessoas com seu jeito único em cima do palco. Foi em 1955, nos Estados Unidos, quando o cantor invadiu os estúdios da Sun Records, acompanhado de baixo, bateria e guitarra, para gravar, entre outras faixas, a marcante “That’s Alright, Mama”.
O estilo tornou-se popular num momento que a sociedade de consumo vivia a neurose da guerra fria, a TV ditava o estilo de vida e a juventude roqueira, desprovida de armas, mostravam seus ideais com as guitarras e canções, em busca de uma vida melhor.
Durante a história do rock’n’roll, inúmeros artistas fizeram história. The Beatles, The Animals, Bob Dylan, Led Zeppelin, The Doors, Budy Holly, Sex Pistols, The Who, The Beach Boys, Jimmy Hendrix e tantos outros transpareceram suas rebeldias e deram voz aos anseios do público jovem, transportando emoções e conflitos internos para as platéias.
No Brasil:
O marco inicial do rock brasileiro é datado de 24 de outubro de 1955, quando foi lançada, na voz de Nora Ney (foto), a música “Ronda das Horas”, uma versão de “Rock Around the Clock”, um dos primeiros sucessos do gênero, originalmente gravado por Bill Haley.
Depois do inusitado hit inaugural, os brasileiros simpatizaram com a subversiva novidade norte-americana, que começou a ser assimilada por cantores como Cauby Peixoto, que em 1957 gravou a primeira faixa tipicamente nacional dentro do gênero: “Rock and Roll em Copacabana”, do compositor Miguel Gustavo.
Uma nova juventude começou a surgir, adotando como principal lema a contestação dos padrões da época, e as primeiras “baladas” rock’n’roll se concentravam em shows regionais, bailes, e festas das rádios (o meio de comunicação mais abrangente da epóca), sendo que a moda ainda era dançar juntinho, só que com movimentos mais rápidos e ousados.
Enfim, Dia 13 de julho é o dia do rock simplesmente porque foi neste dia, há 23 anos, que Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, organizou aquele que foi sem dúvida o maior show de rock da Terra, o Live Aid - uma perfeita combinação de artistas lendários da história da pop music e do rock mundial.
Para alguns, o rock não é só um estilo musical, é uma religião, um estilo de vida.
Camaleão da música, o rock nunca foi um só, com o tempo muitas pedras rolaram e besouros voaram, O estilo nasceu nos anos 50 e vive até hoje, e se você me perguntar se eu acho que ele vai morrer eu te respondo. Não, o rock pode mudar mas enquanto existir uma guitarra estridente, batidas nervosas na bateria, e alguém pra cantar, gritar e pular no vocal o rock viverá.
O bom do rock é que se você tiver agitado tem rock agitado, tiver puto coma vida, tem rock bem nervoso, se quiser relaxar, tem uns bem calminhos, você tiver depressivo, também. Quer estilo musical mais completo?
Ontem fui a um Pub onde uma banda tocava um rock meio progressivo, gostei. Mas no final da noite veio uma surpresa, uma guria, que se não tava bêbada é bastante animada, começa a tocar clássicos do rock, Só musicão. Já começei meu dia do rock bem.
Como as artes plásticas, não é possível hoje inventar um novo estilo de rock totalmente original, todos têm alguma tendência ou referência no passado.
...E no fim começa a tocar Disturbed.
Post escrito ouvindo uma playlist especial pra este dia com todas as pastas de rock que eu tenho, de AC/DC e Deep Purple até Capital inicial e Dead Fish.
2 comentários:
Muito legal ver o conteúdo daqui!
Aliás, hoje é um dia muito especial, afinal, o rock está impregnado em nossas veias.
Mesmo sendo considerados pessoas normais, que se vestem normalmente e que tem amigos (bom... alguns) comuns... o que a gente gosta mesmo é de um bom e quase velho ROCK AND ROLL. ALL NIGHT AND PARTY EVERYDAY!! ;D
;*
Porra, caralho!! Como você faz uma merda de post de rock sem chingar? Vai pra merda henrique.
Enfim, eu até escreveria sobre, mas passar o dia mundial do rock em frente um pc certamente não é algo muito rock'n roll. ;)
Vida longa ao rock. \,,/
Ao som de: Motley Crue - Chicks = Trouble
Postar um comentário