Boa Noite e Boa Sorte (Good Night and Good Luck, EUA, 2005)
Direção: George Clooney
Elenco: David Strathairn, George Clooney, Robert Downey Jr, Jeff Daniels
Duração: 93 minutos
Produzido em preto-e-branco, e com uma narrativa direta e sem enfeites, “Boa Noite e Boa Sorte” conta a trajetória do âncora Edward Murrow e sua equipe jornalística no clássico episódio de censura interna vivida pelos Estados Unidos na década de 50.
No filme, Os jornalistas usam o programa “See It Now” para denunciar as ações do senador McCarthy com relação à caça aos comunistas no país. A reportagem teve uma repercussão positiva e a emissora passou a transmitir uma série de ataques ao senador no programa. O longa mostra também como o contra-ataque do senador destruiu a vida pessoal e os patrocínios do programa.
Totalmente focado na vida profissional dos personagens, o filme se passa todo dentro do estúdio, e nas reuniões dos jornalistas. A única cena que mostra a vida pessoal de um deles é a de dois colegas que são casados, e só porque tem a ver com a trama, já que isso é proibido entre dois repórteres da mesma equipe.
O diretor George Clooney, que também atua no filme, optou por usar imagens de arquivo do senador McCarthy ao invés de um ator para interpretá-lo. O filme Teve seis indicações ao Oscar em 2006. entre elas o de Melhor filme e o de Melhor Direção.
O filme é bom, os atores ótimos e a história super interessante. George Clooney atua e dirige muito bem. Ele conseguiu parecer que o filme, apesar de ter sido feito em 2005, parecesse da década de 50 com o preto e branco. Não senti falta das cores.
0 comentários:
Postar um comentário