Ociosidade Sedentária

Tá fazendo nada? Senta aí e aproveita!

Usando a Física quântica a seu favor.

Em uma quarta-feira improdutiva lá em casa eu vi a primeira temporada de The Big Bang Theory. Essa série é o que há em humor nerd. Pra quem não conhece, joga no google e aproveita pra assistir uns trechos.

No último episódio da primeira temporada, Sheldon fala sobre a teoria do Schrödinger’s Cat (O Gato de Schrödinger) e liga isso com a proposta que Leonard fez à Penny de saírem juntos. O experimento foi o seguinte:

“Peguemos em um gatinho fofinho lindinho. Coloquemos o gato dentro de uma caixa totalmente fechada.

Peguemos também um Contador Geiger, e lá dentro vamos colocar um pouquinho (muito pouco) de substância radioativa. Vai ser uma quantidade tão pequena, que talvez dentro de uma hora ela consiga corroer o invólucro, ou talvez nunca venha a corroer. Digamos uma possibilidade de 50% para cada.

Caso o invólucro seja corroído, um martelo cairá em cima de um frasco contendo um ácido letal, matando o gato na hora.

Fechemos a caixa e esperemos 2 horas. Com a caixa ainda fechada, o que podemos afirmar sobre o estado de saúde do gato? Está vivo? Está morto? Não podemos. Assim, de acordo com a física quântica, naquele momento, o gato está vivo e morto ao mesmo tempo. Temos aqui o nosso estado 01. Só vamos passar ao estado 0 ou 1 depois que abrirmos a caixa e verificarmos o que realmente aconteceu.”

By: Mytho

Ligando com fatos do dia a dia, podemos citar qualquer proposta recebida, desde emprego a propostas de relacionamentos. O que temos agora é um gato dentro da caixa. Não sabemos o que esperar até que a caixa seja aberta. O gato pode estar vivo ou morto, a experiência pode ser boa ou ruim. Basta abrir a caixa, arriscar.

1 comentários:

Jader Plácido disse...

Nunca vi a série, mas adorei a teoria. Muito legal. Vou atrás.

Catho: Vai te catar. Acesse www.guiadeagencias.com. Um site gratuito de empregos. Gartuito mesmo. Posso te garantir que é menos dolorido que injeção na testa!!!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Seguidores